quarta-feira, 4 de maio de 2016

Tabela Dinâmica do Excel 3: hierarquia de variáveis

Nosso assunto aqui é: como controlar o eixo X dos gráficos usando a Tabela Dinâmica?

Estamos no Tutorial 3 de uso da Tabela Dinâmica do Excel. Se você não fez as partes 1 e 2, recomendo começar pelo nosso post Tabela Dinâmica do Excel 1: tutorial inicial. Caso contrário, vamos em frente:

Talvez você já tenha notado que há uma hierarquia entre as variáveis arrastadas para Linhas e Colunas, vamos aprender o que é isso.

Hierarquia de variáveis

Na tabela dinâmica do Excel você pode usar mais de uma variável para linhas e colunas. Abra o arquivo que usamos no Tutorial 2 (ou clique aqui para baixá-lo). Veja o que acontece se arrastarmos Resort para Linhas e debaixo da variável Ano:



Viu só? O relatório apresentará os resultados de cada resort dentro de cada ano. O Excel chama a variável que primeiro estratifica os casos de Pai. Acima vemos que Ano é pai de Resort. Ano é Linha Pai.

Se você está com o gráfico de barras (colunas agrupadas), verá que o eixo X se comporta do mesmo modo: Resort está dentro de Ano



Exercício: mova Resort para acima de Ano, tornando Resort a Linha Pai e veja o que acontece.



Seu gráfico ficou assim? Agora, Ano está dentro de Resort.

E quando uma variável está nas Linhas e outra nas Colunas, haverá hierarquia entre elas? Sim, a variável que está nas colunas estará dentro das que estão nas linhas, como legendas. Portanto, Linha é Pai de Coluna!

Veja, por exemplo, o primeiro gráfico que fizemos, Ano nas Linhas e Resort nas Colunas. Ano é Pai de Resort:



É dessa maneira que podemos controlar como o eixo X se apresenta. Você é quem está no controle agora. Não faça como algumas pessoas que jogam as variáveis pra lá e pra cá conforme a sorte!

No próximo tutorial veremos como controlar o eixo X do gráfico por meio de agrupamento de casos, não percam!

Até
Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário