quarta-feira, 4 de maio de 2016

Tabela Dinâmica do Excel 5: cálculo de percentuais

Estamos no quinto Tutorial desta série. Se você não fez as partes 1 a 4, recomendo começar pelo nosso post Tabela Dinâmica do Excel 1: tutorial inicial. Caso contrário, vamos em frente. Se você precisa do arquivo para acompanhar esse tutorial, clique aqui para baixá-lo.

Calculando percentuais

Obter percentuais é uma operação muito útil em análises, principalmente com variáveis categóricas. A tabela dinâmica é perfeita para fazer isso com muita eficiência.

Antes de falar de percentuais temos de entender os totais da tabela dinâmica: veja que há um Total Geral para Linhas e outro para Colunas, mas somente no cruzamento desse totais (veja célula apontada abaixo) é que temos o verdadeiro Total Geral (soma de todos os valores de faturamento para todos os casos da base de dados).



Na minha visão, o Excel deveria colocar como rótulos: Total de Linha e Total de Coluna para não confundir o usuário, usando um só nome de Total Geral.

Se você quiser calcular a contribuição percentual de cada resort em cada ano, por exemplo, quanto o valor de 400 da Praia do Forte contribuiu para o resultado geral do ano de 2014, você deveria dividir 400 por 950 (total de 2014) que dá 42,1%, certo? Isto é, estamos precisando calcular os percentuais em relação aos totais de linhas.

Então, clique em qualquer célula do relatório com o botão direito e peça Mostrar Valores como > % do Total de linhas. Note que em  Valores estamos fazendo ainda a soma dos valores de faturamento, mas agora há uma outra operação no relatório que é o percentual.



Veja se seu relatório ficou assim e olhe só os 42,1%:



Vamos aprender mais um truque agora. Se por acaso você movesse a variável Resort para Linhas, abaixo do Ano. O que acontece?

Obtivemos essa tabela que não serve pra nada:



Por que tudo ficou 100%? Resposta: porque continuamos pedindo o % do Total de Linhas. Precisamos arrumar isso.

Volte, então, ao modo Sem Cálculo (botão direito > Mostrar Valores como > Sem Cálculo) e observe novamente os valores. Precisamos dividir 400 por 950 para saber o percentual de Praia do Forte no ano de 2014.



Façamos isso: botão direito > Mostrar Valores como > % do Total de linhas Pai.



Veja como foi bom aprender as tais hierarquias entre variáveis. Veja agora os 42,1%:



Cremos que agora você já sabe bastantes truques envolvendo tabelas dinâmicas. Está na hora de você obter uma boa base de dados do seu negócio, e explorá-la com alguns desses recursos. Convido você a fazer, também, alguns desafios que proponho no próximo post.


Até
Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário