segunda-feira, 9 de maio de 2016

Planejamento pessoal a vista

Quem conhece a estória de Alice nos País das Maravilhas, talvez se lembre de quando ela, numa encruzilhada, pergunta ao Gato de Cheshire qual o caminho a seguir. O Gato lhe volta com uma nova pergunta: "aonde é que você quer chegar?". Ela diz que não se importava com isso, e o Gato lhe responde que não importa, então, qual o caminho tomar.

Essa estorinha serve pra gente se lembrar de como nossos objetivos deveriam direcionar nossas ações do "aqui e agora". E talvez isso também ajude a organizar nossa agenda diária. A Alice poderia perguntar ao Gato: "o que devo fazer esta semana?". É provável que o Gato dissesse: "o que você quer realizar?".

Eu me fiz essa pergunta, e vi que muitas das atividades da minha semana não se relacionavam com as coisas que eu gostaria de realizar. Então, decidi criar um quadro de gestão a vista em que aparecesse essas duas dimensões: Realização x Agenda Semanal, veja só como ficou:



A parte de cima do quadro começa pelos desafios ou temas de realização que organizam as colunas do quadro. Escolhi cinco para Pessoal (lado esquerdo) e cinco para Profissional (lado direito). Abaixo deles, no próximo nível, descrevo os objetivos importantes de médio prazo para cada tema. No terceiro nível, temos as atividades de curto prazo (próximos passos). Nesse nível eu descrevo coisas que devem entrar na agenda nas próximas semanas. E abaixo de tudo vem minha agenda da semana. E é no "aqui e agora" desta semana, que eu posso realmente construir o futuro que desejo, assim eu decido as coisas que vão fazer parte do meu dia-a-dia.

Segue um quadro esquemático para lhe ajudar, caso você queira fazer um seu.



Tem dado certo, fique à vontade para copiar ou fazer um quadro parecido com esse e me dê um feedback se está funcionando para você.

Até
Roberto

P.S.: talvez você tenha de fazer um esforço extra para resolver quais temas a adotar, ou quais objetivos a escolher. Eu fiz isso com a ajuda de um competente coach pessoal que se chama Luiz Felipe Ormonde: http://coachingdeintegracao.com.br

3 comentários:

  1. Muito boa abordagem, gostei!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal... Alguns entitulam esse quadro como o "Presente do Futuro".

    ResponderExcluir
  3. Amei teu quadro! Mas me diz, você comprou ele de uma cor só e faz as divisórias e tal, ou já veio assim e tu só põe os post-it

    ResponderExcluir