sexta-feira, 6 de março de 2015

Inflação descontrolada

Quando adicionamos linhas de referência de variação comum (ou variação natural) de um indicador a um gráfico de tendência, a gente cria uma poderosa ferramenta de gestão chamada Gráfico de Controle.

Os Gráficos de Controle soltam alertas quando um indicador apresenta desvios diferentes da sua variação comum. É por meio desses alertas que direcionamos nossas ações pontuais de reação e correção. Quando não há alertas, atuamos no sistema como um todo buscando formas de melhorá-lo.

No post Controle da Inflação versão Atirei, propusemos um gráfico para controle do IPCA levando-se em conta sua variação sazonal. Hoje saiu mais um resultado da série e veja a nossa situação:



Aviso a todos os brasileiros que estamos navegando de maneira descontrolada quanto a inflação. Os dois primeiros meses deste ano estão acima da referência estatística, evidenciando o descontrole.

Quando há um desvio pontual no indicador, os manuais recomendam que a gente localize a causa específica que gerou o problema para eliminá-la. Pergunto: há uma causa específica? Como eliminá-la?

Em 2014 houve só um alerta no mês de março, esse desvio foi pontual? Sabemos que o IPCA voltou à região de variação comum, mas as medidas que foram tomadas não me parecem ter trazido nossa economia para a normalidade.

Medidas como segurar preços administrados funcionaram somente de maneira paliativa, além disso foi a nossa última bala.

Agora sabemos que o problema não foi realmente resolvido e estamos sem bala na agulha.

Até,
Roberto

Um comentário:

  1. Interessante a tua analise. Julgo ser umas das mais importantes qualidades do ser humano saber trabalhar com os números. Pra mim isso é complicado, mas ler quem sabe é outra história.

    Parabens pelo artigo

    ResponderExcluir