Como sempre, muitas explicações vieram, e me perguntei novamente: é variação comum ou variação especial? Eu poderia ver isso simplesmente num gráfico de controle, mas com base nos estudos que já fizemos aqui, a variação histórica do IPCA tem uma sazonalidade em V durante o ano (veja post O "V" da inflação). Vejamos então o ponto de abril no gráfico do V:

Esse gráfico mostra que estamos perigosamente longe dos pontos dos anos anteriores.
Resolvi tentar modelar o tal formato em "V" via análise de regressão. E não é que um modelo quadrático coube bem? Para estatísticos: o parâmetro quadrático deu significante mas com r-quadrado baixo. Mesmo assim, pedi os intervalos (95%) de predição (já que queremos predizer valores individuais do IPCA, e não a média mensal).
Com esses intervalos, fiz o gráfico abaixo que chamei Gráfico de controle da inflação, versão do Atirei.

Pronto, esse será o gráfico em que acompanharemos o IPCA deste ano. Note que esse modelo é feito com base nos dados históricos, portanto estamos somente testando se a variação do IPCA deste ano se parece com os anos anteriores (2005-2013),ok? Não confunda com o valor que o IPCA deveria seguir... perto de zero, claro.
Pra ficar fácil de interpretar: digamos que abaixo da curva média é gol; acima, mas dentro do limite, é bola na trave; e acima do limite é bola pro mato. Temos nesse ano um gol, duas bolas na trave e uma pro mato. Assim não dá pra passar de fase hein!?
Até
Roberto
Oi Roberto, conheci hoje seu blog e gostei muito. Fiquei quase 3 horas lendo postagens antigas. Imagino que deve ser complicado mantê-lo constantemente atualizado. Espero que você tenha cada vez mais retorno com o blog para que o mesmo cresça. Acho muito importante que cada vez mais pessoas consigam ter um raciocínio analítico apurado como o que você fomenta aqui. Grande abraço!
ResponderExcluir