quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Selic acompanha IPCA, ou é o contrario?

No último dia 10, o Banco Central cortou mais um pouquinho a taxa de juros selic, ou seja, 0,25 pontos percentuais. Estamos em 7,25% ao ano. Foi um pouquinho ou um pouquiiiiiinnnhoo (parodiando aquele guri do comercial de TV)? Acho que foi o segundo caso.

O gráfico da Folha do dia seguinte não conta toda a história, veja:



Fui buscar os dados desde 2000 e veja como foi o controle da taxa Selic pelo Copom:



Ocorre que essa é só meia história. Queria entender em que o Copom se baseia para gerenciar essa curva. Li várias atas das reuniões do Copom e a palavra mais citada sem dúvida é inflação, e com ela IPCA. Decidi entender essa relação...

Peguei os dados do IPCA mensal desde 2000 para comparar as curvas e veja se você encontra alguma semelhança com a curva da Selic:



Fora o pico de inflação do fim de 2002, parece não haver relação entre os dois gráficos anteriores. O que se nota é uma variação do IPCA mensal com a sua média aparentemente constante. Nesses casos, para se detectar pequenas variações de média, usam-se alguns truques estatísticos a partir de propriedades dela (a média).

Médias de amostras variam menos que os valores individuais. Se acompanharmos, portanto, a inflação média dos últimos meses teríamos uma curva suavizada por essa propriedade. O que se faz na prática é acompanhar o valor acumulado de 12 meses do IPCA. Trata-se de uma soma, mas seria uma média se dividirmos por 12. Chamamos esse truque de média móvel.

Observe agora as curvas da Selic e do IPCA acumulado 12 meses e note a forte relação:



Que conclusão podemos tirar disso? O Copom ajusta a taxa Selic olhando pra traz (em função do comportamento passado da inflação)? Ou a inflação sofre (no futuro) o impacto das mudanças da taxa Selic? Eu escolho a hipótese do meio.

Para mim o corte de 0,25 p.p. foi um "grande pouquinho" pois a inflação está estabilizada em 5,2% ao ano e, pela relação que vimos entre as curvas, era hora do Copom aumentar a Selic. Não era?

Até
Roberto

8 comentários:

  1. A Selic tem como componente a inflação (juro nominal e não real). É isso Roberto.

    Um abraço.

    E.Deming

    ResponderExcluir
  2. tá na hora de atualizar........

    ResponderExcluir
  3. ta na hora de atualizar esses graficos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. atualiza o graficooo? LD

    ResponderExcluir
  5. Ótimo trabalho Roberto, exatamente a informação que estava procurando. Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Roberto, muito bom, mas seria melhor ver a mudança até 2017! Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. https://desfixa.com.br/tesouro-selic-ou-tesouro-ipca/ vejam aqui outras comparações que eu achei...

    ResponderExcluir