Uma vez (já faz algum tempo) me perguntaram o que eu achava melhor como medida para reduzir o cancelamento de contas numa empresa de cartões de crédito: ofertar um cartão adicional, conceder prazo estendido nas compras ou simplesmente oferecer um brinde aos clientes. Eu respondi: "Vamos testar?".
Foi isso que fizemos, separamos uma amostra de clientes, dividimos essa amostra em 8 blocos e aplicamos uma combinação diferente dessas idéias para cada bloco. Isso se chama experimento fatorial.
Veja a tabela de definição de fatores e dos níveis utilizados:
Realizado o experimento, medimos os resultados de cancelamento obtidos para cada bloco. Além disso, pudemos medir outros resultados de interesse como: valor médio de compra e compras em supermercado. Vejam os números:
Há uma análise estatística a ser feita, mas não é nosso propósito discutí-la aqui. Gostaria de mostrar a vocês os gráficos dos efeitos dos fatores produzidos com esses dados:
Até,
Roberto
Sensacional!!! Vamos testar? Pergunta mais que frequente nesta empresa de cartões que tive o prazer de participar.
ResponderExcluirGostei bastante! Vocês fazem mágica com análise de dados!
ResponderExcluirVocê é consultor? Trabalha em alguma empresa?
ResponderExcluirVocê é estatístico de formação?
Eu também trabalho nessa área e fiquei curioso. Mas não quero ser intrometido...
Manoel
Olá Manoel, temos uma empresa de consultoria sim, a Anova. Veja na aba "Sobre a Anova".
ExcluirAbraço
Hoje foi publicada uma reportagem sobre casamentos na Exame, com alguns gráficos que dariam uma bela análise aqui (tanto para bons exemplos, quanto para maus).
ResponderExcluirSegue o link: http://exame.abril.com.br/economia/noticias/14-milhoes-de-brasileiros-querem-se-casar-saiba-quem-sao-eles
Abraços!