segunda-feira, 12 de março de 2012

Perguntinha intrigante...

Olha só essa pegadinha:


Ela foi postada pelo Raymond Johnson e já tem inúmeras respostas...

Alguém se arrisca?

Até
Roberto

7 comentários:

  1. Vamos assumir que umas das alternativas é correta. Então, escolhendo aleatoriamente, tem 1/4 de chance de acertar. Como 25% aparece duas vezes, sua chance é então 50%. Como 50% aparece uma vez apenas, e voc^Çe escolhe aleatoriamente, então sua chance é 25%, não 50%. Mas como 25% aparece 2 vezes, volta pra 50% e assim por diante, até infinito.

    Dessa forma, parece não haver resposta correta.

    Outra forma de pensar é que a questão mistura uma pergunta com uma meta-pergunta. São dosi níveis diferentes, ou o famoso problema da auto-refeRência.

    Em reusmo, não sei hahaha

    ResponderExcluir
  2. Logo que li, pensei... E pensei, e raciocinei mais um pouquinho até que fiquei na mesma que o Manoel. Fica um ciclo, sem resposta correta. :-)
    Muito boa!! hehe

    ResponderExcluir
  3. 25%, é claro!
    Douglas

    ResponderExcluir
  4. O Prof. Ademir sempre dizia que quando não sabemos uma resposta de um problema de matemática, chute uma dessas: zero, um, menos infinito ou mais infinito. Fico com o zero. Respondendo à pergunta final, qual é a chance de estar correto, digo que é zero. Mas não sei se estou 100% correto %)

    ResponderExcluir
  5. B) 50%

    Temos 2 chances em 4, logo, 50% de estarmos certos ao acaso.

    A questão é "SE você escolhesse responder a questão ao acaso...". Não é uma ordem direta tipo "Responda a questão escolhendo uma resposta ao acaso".

    Se eu fosse escolher ao acaso, acertaria em 50% das vezes. Então, intencionalmente, escolho letra B.

    ResponderExcluir