quarta-feira, 27 de julho de 2011

General Bush x Sheriff Obama

Há um bom exemplo de Gráfico de Área hoje na Folha. Ele foi usado para explicar porque o deficit dos EUA cresceu e como foram as políticas de gastos dos presidentes Bush e Obama.
Só não deu pra entender o uso das cores. Parece que há relação com os tamanhos das áreas, mas a meu ver, deveriam ser usadas para comparar gastos de mesmo tipo nos dois governos.
Já dá pra entender que a política belicosa do Bush mais o tombo que ele levou na crise de 2008 (ou será que foi ele quem fez o mercado desabar?), foi a origem do possível histórico calote da semana que vem.
O que esse gráfico não mostra, é o próprio orçamento, pois se tratam de "novos gastos". A gente tende a chamar o Bush de mais belicoso devido ao alto valor em guerras. Achei um gráfico no NYT que explica porque o Obama "só" economizou US$126 bi em defesa. Veja o número de tropas americanas no Iraque e no Afeganistão ao longo dos governos recentes:
IRAQUE:
AFEGANISTÃO:

E não se nos disse que a caçada mais cara do mundo até hoje foi a do Bin Laden pelo Sheriff Obama...
Até,
Roberto

3 comentários:

  1. Achei que o blog tinha acabado! Que bom que voltaram...

    ResponderExcluir
  2. Roberto, vocês conferiram as áreas do gráfico? O lado do Obama me parece super dimensionado em relação ao lado do Bush... Estou enganado?
    Falou!

    ResponderExcluir
  3. Você tem razão, Sete Belo, eu não havia coferido as áreas, portanto faltou esse "Pau no gráfico!". Obrigado!

    ResponderExcluir