sexta-feira, 20 de maio de 2011

Só Lobby, só lobby...

Os jornais de hoje me fizeram zunir na cabeça uma música do Claudinho e Buchecha cuja letra não estou bem certo: Só lobby, só lobby..., acho que era assim. Bem, deixa prá lá, vamos ao post. O assunto é "Como representar graficamente quantidades muito distintas?"

Hoje a Folha (Poder - A4) trouxe um exemplo de gráfico de barras 3D mostrando a diferença de faturamentos da Projeto, empresa de Palocci, em 2006 e 2010, vejam:

Fica evidente a grande diferença de magnitude dos valores. Note que o gráfico de barras diferencia valores somente por uma dimensão, a altura das barras. Outra forma muito interessante de se mostrar diferenças é usando áreas. Um exemplo muito interessante - confesso que fiquei um bom tempo comparando os dados por pura curiosidade - é mostrado no blog www.informationisbeautiful.net/ em que várias quantidades (enormes) de dinheiro, que ouvimos dizer de forma espalhada por aí, foram colocadas juntas para comparação. O autor usa retângulos, cujas áreas representam os valores, cuidadosamente dispostos para que as comparações fiquem facilitadas. Vejam a imagem abaixo (vale mesmo é acessar o original):
Tentei fazer o mesmo exercício com o gráfico do Palocci. Notem que incluí o valor do PIB per capta do Brasil em 2010 para comparação. Vejam se ficou bom:
Aguardo comentários...
Até
Roberto

4 comentários:

  1. Simples e bem informativo. Show de bola. Fiquei ainda mais com a pulga atrás da orelha com tanta diferença de dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. Roberto, gostei do seu gráfico de áreas, mas achei espetacular a cara do Palocci atrás daquela mega barra. O efeito do tamanho dela em relação ao próprio dono é muito arrebatador.
    Abraço
    Renata

    ResponderExcluir
  3. Roberto
    Muito útil (e oportuno) o seu post.
    Inclusive a cor escolhida para a barra ou área referentes ao faturamento das empresas do Palocci representa bem a cor da vergonha que sinto neste momento.
    Abraço.
    Carlos

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo Blog, muito útil nesse mundo repleto de informações! Gostei do "painel dos bilhões". Há algum software que faz isso?
    Saudações,
    Jeferson, Leme-SP

    ResponderExcluir