terça-feira, 19 de abril de 2011

Paulada no Sobrepeso

Pronto pra discutir nosso post anterior? Teve gente que reclamou das escalas, outros dos "labels" dentro do gráfico, a Renata e o Formigari reclamaram das cores etc. Concordo com tudo. Mas o que me chamou a atenção foram as faixas de peso normal, sobrepeso e obesidade. Para mim, há não somente três faixas coloridas, mas nove regiões com distintas combinações de classificação dos pesos de homens e de mulheres. Veja as nove regiões sobrepostas ao gráfico do post:
Num país da região 4, por exemplo, as mulheres estão na faixa de sobrepeso e os homens estão com o peso normal. Já num país da região 8, ocorre o inverso. Suazilândia e Suíça, apesar de terem nomes parecidos em inglês, Swaziland e Switzerland, estão nessas posições "opostas" como mostra o gráfico abaixo.
A Dani até ralhou comigo dizendo que a definição para um país estar no sobrepeso poderia ser ou homem ou mulher estarem nesta faixa (o pior dos casos). Também concordo com ela, mas para fins de interpretação da informação, acho que os nove quadrantes são mais apropriados.
Agradeço as contribuições!
Até
Roberto

Um comentário:

  1. Roberto, não havia me tocado desse detalhe. Mas acho mais importante ver o todo. De qualquer forma, aprendi a interpretar melhor o gráfico de dispersão, Obrigada.
    Renata

    ResponderExcluir