sexta-feira, 15 de abril de 2011

O peso normal agora é o "sobrepeso"

Encontrei um blog show, alguns anos à frente do Atirei: FlowingData. Vale a pena degustá-lo. Tem lá um post que cita um gráfico interativo do Washington Post mostrando a relação entre os pesos médios de homens e de mulheres em vários países desde 1980 até 2008. Trata-se de um gráfico de dispersão mostrando o percurso da posição de cada país nos anos. Se você clicar no gráfico, verá que a massa dos países saem da posição limite de peso normal para a faixa de sobrepeso. Compare as imagens dos gráficos de 1980 e de 2008:
O gráfico é super bacana, mas seu conteúdo é muito preocupante, o mundo caminha rapidamente para uma população sob efeito dos riscos associados à obesidade. E notem o Brasil como "evoluiu".
Voltando à qualidade gráfica, tem um deslize no gráfico que merece, digamos assim, uma pequena paulada. Alguém conseguiu vê-lo?
Vou publicar o resultado antes do feriado, fiquem tranquilos...
Até
Roberto

2 comentários:

  1. Sempre bons os seus posts, Roberto. Eu acho que as cores não ajudam em nada, então para que encher de cores e labels? Será que o tamanho dos dots não poderia representar algo, tipo PIB? Acho que ficaria mais bacana e informativo.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Roberto
    Impressionante a informação transmitida pelos gráficos. E estou de acordo com a Renata, não consegui identificar com clareza a que continente pertencem as bolinhas no quadrante superior do segundo gráfico; as cores não ajudaram a trazer a diferenciação necessária. Talvez, esta tonalidade colocada para diferenciar os padrões de peso tenham sido o fator que trouxe confusão. E você, que é daltônico, conseguiu definir de que continente são aquelas bolinhas?
    Um abraço.
    Formigari

    ResponderExcluir