terça-feira, 12 de abril de 2011

Brasil 2050: o país do futuro chega a terceira idade

Na semana passada o Roberto fez as honras e nos apresentou O Bom e Velho Histograma.

Encontramos este tipo de gráfico nas pirâmides etárias. Veja a do Brasil, divulgada pelo IBGE com os dados do último censo:



Nela vemos dois histogramas, mostrando a distribuição da população brasileira por faixa etária.

Raramente vemos este tipo de gráfico na mídia, mas encontramos um bom exemplo no New York Times.



O gráfico interativo mostra a distribuição da população americana desde 1950 e faz uma projeção até 2050.

Mas atenção, porque o histograma vai mudando de formato não só porque a população está envelhecendo, mas também porque está aumentando. Se tivessem usado percentuais no lugar dos valores absolutos veríamos somente o efeito do envelhecimento da população.

Apesar da animação ser bem bacana, no fundo o que eles querem mostrar é a evolução da porção da população com mais de 65 anos de idade (repare no gráfico ao lado do histograma e nos valores dos percentuais que vão mudando com a animação). Para isto, seria bem mais indicado usar um gráfico de tendência. Vejam:




Curiosos sobre o Brasil? Eu também. Fui procurar os dados e encontrei na mesma fonte usada pelo NYT. A divisão de população das Nações Unidas.



Se as projeções se confirmarem, daqui a 40 anos 1 em cada 4 brasileiros terá mais de 65 anos de idade.

:Dani

4 comentários:

  1. Muito legal os links deste post. O do IBGE traz o gráfico da pirâmide etária do Brasil de forma bem interativa. Podemos observar o qua acontece por região e por tipo (urbana e rural) em poucos cliks.
    Abraço
    Roberto

    ResponderExcluir
  2. Bons exemplos de gráficos! Podemos arriscar até uma observação que achei interessante no gráfico do IBGE, para a região Sul, onde a curva assume uma forma diferente quando selecionamos a população rural. Aparentemente observa-se um êxodo rural da população "economicamente ativa" (entre 20 e 50 anos), que não observamos nas demais regiões.

    ResponderExcluir
  3. Projeções, que nunca faltam e sempre falham...

    Interessante este gráfico, porém, esta projeção está otimista demais.
    Não seria melhor utilizar uma projeção baseada na melhoria dos serviços de saúde e segurança x envelhecimento da população?

    Tenho até medo das projeções otimistas, considerando o EUA, com uma projeção deveras realista, não creio que este é o melhor exemplo para demonstrar o envelhecimento da população x tempo.

    ResponderExcluir
  4. Sensacional essa discussão e também esse site (Atirei ou pau no gráfico)! Como é importante o trabalho de desmistificar e até esclarecer muitas interpretações!

    ResponderExcluir