quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Pegadinha

Veja o gráfico abaixo e responda a seguinte pergunta:
O QUE MELHOR REPRESENTA A CULTURA BRASILEIRA?




A Folha de São Paulo, na página 7 do caderno Ilustrada, respondeu ontem:



Ahhh?! Como assim?


Com o "Outros" em primeiro lugar, com 40%, e o "Não sabe" em segundo, com 22%, a resposta é Esporte????

No post Manchete 0 x 0 Gráfico o Roberto já discutiu a situação de quando gráfico e manchete dizem coisas diferentes.

A manchete completa era




Mesmo que dentro de "Outros" tenham sido citados diversos esportes, que somados aos 10% do Futebol totalizaram os 15%, não é possível afirmar que "Esporte é o que mais bem representa a cultura brasileira".

Vamos imaginar que dentro de "Outros" tenham sido citadas as festas juninas, os bois Caprichoso e Garantido, e tantas outras festas populares. Somadas ao Carnaval, poderiam atingir mais de 15%. Mas quem é que sabe a resposta quando o "Outros" é a maioria?

Eu não sei.

:Dani


2 comentários:

  1. Prezada Daniela
    Além de sua sagaz análise, permita-me acrescentar uma importante contribuição: para este tipo de pesquisa, vale a adotar a estratégia de 2 passos para a construção da pergunta (que como você pode observar, foi muito mal elaborada). No passo 1, uma questão aberta, onde após categorização (sugiro aqui entre 8 e 12 categorias), cria-se uma questão fechada com as categorias como possíveis respostas num disco a ser apresentado ao entrevistado. Com isso, diminuir-se-á deveras o percentual de "não sabe" ou e acabará o "outros". Enfim, muito ruim o processo de pesquisa e, como você observou, de construção da análise e conclusões.
    Parabéns pelo post.
    Kolmogorov

    ResponderExcluir
  2. Realmente apresentar um gráfico onde "outros" e "Não sei" são os primeiros colocados já demonstra o quão mau feita foi a pesquisa. Para piorar alguém "consegui" demonstrar - não sei como, que "Esporte" é o mais importante.
    Além de não estar presente no gráfico, "Esporte" está tão próximo de "Música" e "Carnaval" que na prática não se pode afirmar nada.

    ResponderExcluir