quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Boa notícia

Um gráfico é uma tentativa de se expressar dados visualmente para facilitar a compreensão dos padrões formados por eles.

Vejam um que traz uma notícia muito animadora:


A manchete da matéria, publicada ontem na página C1 da Folha de São Paulo, é “Número de assassinatos cai 13% em SP”. Observem que a queda de 13% comparada ao trimestre anterior pode ser apenas variação, já discutida pelo Roberto no post Tiririca, o filósofo. A boa notícia mesmo é o padrão da queda revelada pelo gráfico (compare o período de 2005-2006 com 2007-2010).

Daí me fiz a seguinte pergunta: Como seria o histórico anterior a 2005? Será que já vinha em queda? Ou será que houve um pico de homicídios em 2005? Fui pesquisar...

Não encontrei a base de dados, mas achei o gráfico abaixo no site do Bepa (Boletim Epidemiológico Paulista) que mostra o número de homicídios no período de 1980 a 2007 no Brasil, no Estado de São Paulo (ESP) e no Brasil excluindo o Estado de São Paulo (Brasil menos o ESP).


Vejam que a queda no número de homicídios no Estado de São Paulo começou a partir de 2001, portanto, aquele comportamento que vimos no primeiro gráfico seria até mais impressionante se tivéssemos os dados anteriores a 2005. Notícia mais animadora ainda!

Voltando a reportagem, ao lado do gráfico há uma tira que informa “Estado ainda vive epidemia de homicídios” e explica que a OMS (Organização Mundial de Saúde) considera epidemia um índice superior a dez homicídios por grupo de 100mil habitantes por ano. Mas como é que concluo isto a partir do gráfico? Veja que este apresenta apenas números absolutos.



No site do Bepa encontrei o gráfico abaixo e tomei a liberdade de incluir uma linha de referência no 10.


Sei que o número de mortes por homicídio ainda é grande, mas mesmo sem os dados exatos de 2009 e 2010 (a FSP informa taxa de 10,36 nos últimos 12 meses e o governo informa taxa 8,86 homicídios a cada 100 mil habitantes no 3º tri de 2010) fica evidente a melhoria da taxa no estado de São Paulo.

O que acham da notícia, animadora não?

Abraços,
Satomi

Uma notícia curta: Esta semana, em Salt Lake City, Utah–EUA, acontece a VisWeek 2010 que inclui a 16a Conferência de Visualização da Informação (16th IEEE InfoVis Conference).

Nenhum comentário:

Postar um comentário