terça-feira, 17 de agosto de 2010

Não leve pau na apresentação

Você já se enrolou ao apresentar um gráfico? Seus ouvintes fizeram careta e ficaram confusos com sua explicação? Então vale a pena se preparar melhor para mostrar seus resultados. Dedico esse post pra trazer algumas dicas...
Ao expor um gráfico seja rápido, mas sistemático ao descrevê-lo. Lembre-se: você é que está no comando. Comece pelo título. Aponte para ele e leia-o sem interrupções e explicações. Siga em seguida diretamente ao eixo X, faça uma descrição sucinta começando pelo nome da variável, o range de variação mostrado e como são divididos os intervalos. Siga então para o eixo Y, faça o mesmo. Isso não durou mais de cinco segundos em cada uma dessas três operações. O quarto passo é identificar elementos no interior do gráfico. Explique “o que são” cada um deles, o que representa cada linha, cada marca, cores e quebra. Pronto, você agora estará com seu ouvinte bem posicionado e agradecido pelo apoio dado. Comece, somente agora, a interpretação dos padrões encontrados nos dados. Veja um exemplo:



Na figura acima temos um gráfico cuja explicação básica poderia ser assim:

1) Mostre o título: “este é o gráfico da evolução do absenteísmo na Central de atendimento no ano de 2009”
2) Mostre o eixo X: “vejam no eixo X que os dados são mensais começando em janeiro até dezembro do ano de 2009”
3) Mostre o eixo Y: “aqui no eixo Y temos o percentual de faltas dos analistas escalados variando de zero a 16%. Note que esse indicador é do tipo quanto menor, melhor (aponte para a seta do lado direito), e nosso objetivo era reduzir abaixo de 3% (mostre a linha horizontal do objetivo)”
4) Mostre os elementos internos: “vemos neste gráfico, três linhas, a que está no meio é o absenteísmo total da central. A linha superior é relativa aos sites receptivos e a inferior é a dos sites ativos”
5) Mostre elementos complementadores: “a partir de meados de julho, começamos o projeto de melhoria”
6) Mostre o padrão encontrado mais importante: “vejam a evolução do absenteísmo total. Notem como melhorou a partir do projeto e alcançamos a meta já em outubro”
7) Mostre explicações: “conseguimos isso focando nos sites receptivos (de altos índices) e fizemos algumas mudanças, apontadas com asterisco: incentivos de assiduidade, acerto de escalas e intercâmbio de analistas”
8) Pergunte se a platéia foi esclarecida: “por favor, gostaria de saber se o gráfico ficou claro para vocês”

Agora sim, sei que você não mais vai levar pau na apresentação!

Até,
Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário