quarta-feira, 7 de julho de 2010

Pizzas? Bolhas???? Confusão!

Vejam este gráfico que veiculou na Super Interessante, Edição 280 - Jun/2010, pág 42.



Este gráfico me surpreendeu. Inicialmente parece ser um gráfico de pizzas, mas as pizzas são usadas quando queremos dar a idéia de parte de um todo, isto é, fatiar a pizza. Então não era isto, pois as somas dos valores de aluguéis nada representam.

Analisando com mais atenção e vendo o restante da reportagem, percebi tratar-se de um gráfico de bolhas, mas cadê a bolha? Está representada por um quarto dela. Perceba a dificuldade para fazer as comparações entre os quartis, o aluguel do Rio Sul Shopping (RJ) é maior que do Shopping Morumbi?

Segue abaixo uma sugestão que poderia ser adotada e conseguiríamos comparar os valores de aluguéis mais facilmente.

Outro ponto é a comparação com a média do aluguel residencial que imagino contemplar todo tipo de moradia da mansão a favela. Se o intuito era mostrar que os aluguéis mais caros ficam dentro de shoppings, como está escrito no título, a comparação deveria ser realizada com as áreas residenciais e comerciais mais caras também. Por exemplo, o aluguel do m2 na Anália Franco, no Jardins, na Avenida Paulista, no Leblon, na Lagoa, etc.

Resultado: Pau no gráfico!

Abraços,

Satomi

Um comentário:

  1. É Satomi, esse não teve jeito. Estava tentando achar algo interessante no gráfico para destacar como bom, mas não consigo. Até a manchete tá com problema, Brasil=Rio+SP?
    Parabéns pelo seu gráfico, super interessante!

    ResponderExcluir