terça-feira, 27 de julho de 2010

Cores que ajudam

Foi publicado na Folha de São Paulo no dia 22/07/2010 uma matéria sobre eleitores analfabetos, pg. A08. Ela apresentava o seguinte quadro:



Vejam no mapa vermelho do Brasil como localizamos rapidamente as regiões com maior taxa de eleitores analfabetos ou que nunca freqüentaram escola. Esta visualização foi obtida através do bom uso da escala, utilizou-se do recurso do degradê, isto é, quanto maior a taxa de eleitores analfabetos mais escura a cor do estado.

Além disto, foi disponibilizado o mapa verde do Brasil sobre o percentual de famílias atendidas pelo Bolsa Família, e facilmente conseguimos ver uma correlação entre os mapas. Percebam como a lógica do degradê facilita esta compreensão. Não temos que ficar buscando o que cada cor significa na legenda.

Esta visualização não seria obtida caso fosse utilizado cores diferentes. Veja a ilustração abaixo, retirada do teste de QI de Design Gráfico do site Perceptual Edge, e procure pelas regiões com maiores taxas de crescimento:



Uma melhoria que poderíamos fazer no quadro publicado no jornal seria no gráfico de arco.

No gráfico de arco foi utilizada uma cor diferente para o 1° grau completo o que destacou esta classe sem necessidade. A matéria foca nos analfabetos e nos que não foram à escola. Portanto, estas deveriam ser as classes destacadas. Além disto, poderíamos utilizar um gráfico de barras que facilitaria a comparação dos percentuais entre os graus de escolaridade.



Abraços,
Satomi

2 comentários:

  1. Oi, Flávio, tudo bem? Por acaso encontrei vc por aqui e gostei muito do seu blog. Estou meio enferrujada na Estatística por não estar atuando diretamente na área e curti o blog pra "tirar a poeira" acumulada em cima dos conhecimentos aprendidos lá pelos idos de 1997. Desejo sucesso pra vc e toda a equipe. Forte abraço. Janaina Rossati - Unicamp Estatística'97.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Janaina! Que bom que gostou do blog. Espero que volte mais vezes para nos visitar.
    Beijos,

    ResponderExcluir