quinta-feira, 17 de junho de 2010

Quanto vale um gráfico?

FSP, 01/03/2010, pgs. A6-A7

FSP, 14/06/2010, pgs. A8-A9




Quanto vale um gráfico? Veja bem, agora depende mesmo...
Depende do uso que se faz dele, depende da qualidade dos dados, depende da relevância da informação etc. Quanto ao uso, posso destacar alguns:

  • mostrar resultados
  • apontar focos de atuação
  • fazer controle e gestão
  • aprender sobre assuntos ou processos

Os exemplos que trouxe hoje são para mostrar resultados. Vejam o orgulho dessas companhias ao apresentarem esses gráficos. Estão estampados em página inteira no jornal. Tratados como celebridades. Aliás, quanto vale um gráfico? Nos casos apresentados, vale o cachê de um galático da seleção, de um artista global ou de uma super Top Model. Nem só de rostos felizes, criancinhas risonhas e loiras esculturais se faz propaganda. É... um gráfico quer dizer muita coisa. Ele fala por si. Comunica.

Hoje ninguém levou pau. Vamos comemorar, um brinde ao sucesso dos Gráficos!

Até...

Roberto

4 comentários:

  1. Adorei este post! hehe... Realmente o poder de persuasão de um gráfico é incrível! E tão impressionante quanto ou até mais é a velocidade com que comunica!

    ResponderExcluir
  2. Gostei desse post porque muda o tom do blog, provoca uma reflexão sobre a relevância geral dos gráficos.

    ResponderExcluir
  3. Roberto,
    esse post me fez refletir. Eu sempre digo que deveria ser proibido fazer propaganda daquilo que não se usa. Nesse caso o gráfico é o exemplo da credibilidade. Não é a Xuxa dizendo que usa hidratantes monange, nem o Zeca Pagodinho fingindo que toma schin. É simplesmente um gráfico comunicando um fato (dois gráficos comunicando dois fatos, prá ser mais precisa).

    tin-tin

    ResponderExcluir
  4. Dizem que um dos principais fatores para o Al Gore ganhar Prêmio Nobel da Paz foi a excelente utilização de gráficos na conscientização para o aquecimento global.

    http://eagereyes.org/blog/nobel-prize-for-charts.html

    Reparem no gráfico, a linha vermelha é o nível de CO2 e a linha branca é a temperatura, dados estes coletados na Antártica ao longo dos anos. Reparem na correlação, isto é, como estas linhas se assemelham (quando uma sobe a outra sobe).
    O Al Gore para enfatizar o nível de CO2 utiliza um elevador!!! O que irá acontecer com a temperatura?

    Só não me perguntem como ele coletou dados com mais de 100 anos da Antártica.

    ResponderExcluir