segunda-feira, 14 de junho de 2010

Para dados regionais, use um MAPA!

FSP, 05/03/2010, pg. B6


Vejam esse bom exemplo de uso de um mapa para focar o aprendizado do leitor. A notícia da Folha de 05/03/2010 entitulada "Jornada das domésticas chega a 59 horas semanais", explica as diferenças de tempo de trabalho semanal em vários locais do Brasil exercido por empregados domésticos.
Claro que dá pra reclamar um pouco. Por exemplo, a velha discussão da escala aparece aqui, as barras das horas trabalhadas exageram as diferenças. Mas como vem com o "label" acima, isso não atrapalha. O quebra-cabeça do quadro é a ordem dos locais abaixo do mapa, que não segue o mesma ordem norte-sul do Brasil. Veja isso melhorado:

O quadro está bom, não leva pau.
Até...
Roberto

3 comentários:

  1. Detalhe: pela título a jornada chega a 59 horas semanais, mas o gráfico diz que chega "apenas" a 58...

    ResponderExcluir
  2. Senti falta de uma informação: qual o valor da hora trabalhada em cada localidade? Se o ganho fosse proporcional às horas trabalhadas o problema não seria tão grande, mas sabemos que isso não é verdade.

    ah! e depois dizem que em São Paulo é que se trabalha mais...

    ResponderExcluir
  3. Mesmo assim, Dani, trabalhar 59 horas (ou 58 que aparece no gráfico)por semana em média, é muito. Eu disse média, imagina, em função da variação, quantas pessoas só trabalham e mais nada...

    ResponderExcluir